Ir para o conteúdo principal

Práticas de Gestão

Ir para Pesquisa
 
Clique aqui para diminuir o tamanho da fonte Clique aqui para aumentar o tamanho da fonte
Página Inicial
Estratégia
Governança
Produtos e Serviços
Práticas de Gestão
Espaço de Práticas
Fale Conosco
EN | ES
Santander Sustentabilidade > Página Inicial > Práticas de Gestão >

Sim 

 Gestão de Fornecedores 

O QUE É

Na contratação e no relacionamento cotidiano adotamos processos que incentivam e promovem a condução dos negócios em conformidade com a legislação vigente, a adoção de práticas leais de operação, valores universais de direitos humanos e trabalhistas, proteção ambiental, princípios éticos e combate à corrupção em nossa cadeia de valor.

Engajamos nossos fornecedores nas iniciativas sociais que realizamos e colocamos à disposição cursos online de educação financeira e de sustentabilidade, além de materiais de apresentação e casos práticos para que os fornecedores levem o temapara seus funcionários e empresas com as quais se relacionam.

COMO FUNCIONA

Contratação

  • Na concorrência, os fornecedores se comprometem a seguir os princípios do Pacto Global.
  • Antes de serem homologados, eles são avaliados em relação a aspectos técnicos, administrativos, financeiros, legais, socioambientais e de governança.
  • Os contratos contêm uma cláusula pela qual o fornecedor se compromete a adotar práticas leais de operação, combater a corrupção, respeitar o meio ambiente, prevenir o trabalho escravo e infantil, evitar a discriminação, o assédio moral e sexual, respeitar a livre associação sindical de seus trabalhadores e oferecer condições dignas de trabalho.
  • Os fornecedores de alto impacto passam, ainda, pela etapa de qualificação. Respondem ao questionário e recebem visitas para checagem das informações. O processo gera o Índice de Qualificação de Fornecedores (IQF). A nota obtida determina se o fornecedor será aprovado e em quais condições.
  • No caso das corretoras de valores que operam com nossa Tesouraria, a qualificação determina a frequência com que elas trabalham com o banco.


Diálogo e Engajamento

  • Nosso Canal do Fornecedor traz informações e procedimentos de gestão de fornecedores, requisitos sociais e ambientais dos processos de contratação, produtos e serviços sustentáveis, orientação sobre boas práticas e cursos sobre sustentabilidade. Traz, ainda, canais para sugestões, queixas e questionamentos.
  • Em 2013, realizamos encontros presenciais com fornecedores de Construção Civil e Call Center com o objetivo de compartilhar práticas que auxiliam na redução de riscos sociais e ambientais de suas atividades e contribuem para a melhoria de sua produtividade e competitividade.
  • Em 2010, reunimos alguns de nossos parceiros para conscientizá-los da importância de fazer o inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs). Esta iniciativa nos ajudou a ampliar ainda mais as informações sobre as fontes de emissões de fornecedores (Escopo 3) que são consideradas em nosso inventário.
  • Outro exemplo de engajamento foi a parceria que fizemos com nossos fornecedores da indústria moveleira, que resultou na certificação das empresas pelo FSC (Forest Stewardship Council).
  • As empresas fornecedoras também podem participar dos programas sociais que realizamos, como o Amigo de Valor e o Programa Escola Brasil.

 
Inclusão

Em parceria com a ONG Integrare, contratamos empresas cujos sócios tiveram, historicamente, ausência de oportunidades sociais e econômicas para se desenvolver (afrodescendentes, pessoas com deficiência e descendentes indígenas). Mobilizamos nossos funcionários e fornecedores para que eles contratem e multipliquem conhecimento sobre a ONG em suas redes. Somos apoiadores e participantes da Integrare desde 1999.

RESULTADOS

  • 100% de nossos contratos com fornecedores  de alto impacto incluem critérios de avaliação de respeito aos direitos humanos.
  • 156 empresas passaram pelo processo de qualificação do IQF em 2012.
  • 73 fornecedores e parceiros do banco participaram do Encontro de Educadores, com Fritjof Capra, sobre o tema Educação para a Sustentabilidade.
  • 80 empresas participaram do encontro de fornecedores da construção civil, em junho de 2013.

Última atualização: 18/2/2014 12:05 
Ícone de Inclusão Social e Financeira Ícone de Educação Ícone de Negócios Socioambientais
Acompanhe o Santander nas redes sociais Youtube Facebook Twitter LinkedIn Instagram