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 Gestão de Fornecedores 

O QUE É

 O Santander trabalha com mais de mil fornecedores e, para garantir que não existam práticas ambiental e socialmente inadequadas em seus negócios, faz uma gestão cuidadosa da sua cadeira de valor.

 Na contratação e no relacionamento cotidiano adotamos processos que incentivam o respeito à legislação vigente, práticas leais de operação, valores universais de direitos humanos e trabalhistas, proteção ambiental, princípios éticos e combate à corrupção.

 Acreditamos que nossa capacidade de realizar grandes volumes de compra nos posiciona como indutores de boas práticas não só entre nossos parceiros, mas também em cadeias que não estão ligadas diretamente a nós.

COMO FUNCIONA

Contratação

  •  Na concorrência, já na solicitação de cotação, além dos aspectos legais, administrativos e técnicos, os fornecedores precisam se comprometer com exigências socioambientais.
  • Além disso, precisam respeitar a política de homologação, que define fornecedores de alto impacto e detalha os tipos de análises técnicas que serão feitas junto à empresa em relação à responsabilidade social corporativa.
  •  Os contratos contêm uma cláusula baseada nas diretrizes do Pacto Global, pela qual o fornecedor se compromete a adotar práticas leais de operação, combater a corrupção, respeitar o meio ambiente, prevenir o trabalho escravo e infantil, evitar a discriminação, o assédio moral e sexual, respeitar a livre associação sindical de seus trabalhadores e oferecer condições dignas de trabalho.
  • Os fornecedores de alto impacto – como empresas de segurança, logística e call center -  passam, ainda, pela etapa de qualificação. Respondem a um questionário que inclui aspectos relacionados a meio ambiente, direitos humanos e práticas trabalhistas e recebem visitas para checagem das informações. O processo gera o Índice de Qualificação de Fornecedores (IQF). A nota obtida determina se o fornecedor será aprovado e em quais condições.
  •  No caso das corretoras de valores que trabalham junto com a nossa Tesouraria, temos um programa de qualificação específico. A cada dois anos são avaliados critérios técnicos, sociais, ambientais e de governança, a fim de redefinir a periodicidade de operação com o Banco e gerar um feedback para essas empresas que seja capaz influenciar o aprimoramento das práticas do setor.
  •  Todos os fornecedores contratados passam por um processo de consulta junto à Controladoria Geral da União (CGU).


Diálogo e Engajamento

  • Nosso Canal do Fornecedor traz informações e procedimentos de gestão de fornecedores, requisitos sociais e ambientais dos processos de contratação, produtos e serviços sustentáveis, orientação sobre boas práticas e cursos sobre sustentabilidade. Traz, ainda, canais para sugestões, queixas e questionamentos.
  • Temos um canal de denúncias  que recebe ocorrências de abusos em relação a práticas trabalhistas e direitos humanos com funcionários, terceiros e fornecedores.
  • Em 2013, realizamos encontros presenciais com fornecedores de Construção Civil e Call Center com o objetivo de compartilhar práticas que auxiliam na redução de riscos sociais e ambientais de suas atividades e contribuem para a melhoria de sua produtividade e competitividade.
  • As empresas fornecedoras também podem participar dos programas sociais que realizamos, como o Amigo de Valor e o Programa Escola Brasil.

 
RESULTADOS

  • 100% de nossos fornecedores são selecionados com base em critérios socioambientais.
  • O Banco encerrou 2013 com 1515 Fornecedores. Desses, 293 foram submetidos ao IQF. 
  • 80 empresas participaram do encontro de fornecedores da construção civil, em junho de 2013.
  •  Em 2013, o banco aprimorou seu processo de identificação de fornecedores de alto impacto e, em 2014, passará a considerar aspectos socioambientais, como práticas trabalhistas, direitos humanos e meio ambiente.
  •  Em relação ao trabalho realizado junto às corretoras de valores, nota-se que muitas vêm aprimorando seus processos de gestão. Operamos com as maiores corretoras de valores do mercado brasileiro, que, juntas, respondem por quase 85% do volume total negociado na BM&FBOVESPA - e portanto têm uma enorme capacidade de influenciar o mercado financeiro local.

Última atualização: 10/12/2014 10:29 
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